Encontrar o fotógrafo certo para a sua empresa é como encontrar o cabeleireiro ou barbeiro certo. Existem os baratos, caros, ruins e ótimos. Infelizmente, não existem regulamentos, restrições e licenças legais que fotógrafos precisem ter. Isso significa que não há garantia na qualidade do trabalho que um fotógrafo produzirá. Em um mercado em que qualquer um pode pegar uma câmera e se chamar fotógrafo, isso deixa você, o cliente em potencial, em risco.
Fotógrafos perceberam que os clientes se sentiam assim décadas atrás e felizmente para você, o cliente, a fotografia é tão transparente que ao ver o portfolio de um profissional, o tempo de atuação vai naturalmente te mostrar o que ele faz e se é perfeito ou não para o que deseja fazer.
Importante também observar que a maioria dos fotógrafos possui um nicho específico, como casamentos, eventos, retratos, produtos, fotografia comercial, industrial, etc. Você ainda pode restringir cada uma dessas categorias a outras especializações ou segmentos - como área médica, retratos corporativos, lifestyle e assim por diante.
Após esses primeiros filtros, o próximo passo é atrelar a sua visão criativa e linguagem visual da empresa à linguagem visual do fotógrafo para o job em questão.
Uma forma de fazer isso é atentar-se se o fotógrafo é especializado apenas no uso de luz natural, estritamente iluminação de estúdio ou se possui knowhow e experiência suficientes para produzir o que for necessário de acordo com sua demanda.
Seja através de seu site ou reunião física, um portfólio de um profissional competente deve, com poucas imagens, sempre te dar essas respostas.
Comments