6. Robert Capa
The Falling Soldier | 1936
Polêmica até hoje por não ser claro se a fotografia foi de fato espontânea ou montada pelo mestre fundador da Agência Magnum, logo após a sua publicação jornalistas começaram a ser formalmente incorporados às unidades do Exército e sua importância em capturar e documentar os horrores da guerra fortemente percebida.
Diz a história que a foto foi capturada enquanto Capa segurava sua câmera acima da cabeça nas trincheiras.
7. Lewis Hine
Cotton Mill Girl | 1908
Estabelecido em 1904, o Comitê Nacional do Trabalho Infantil foi criado para lutar pelos direitos das crianças contra o trabalho infantil nos EUA. Seus fundadores perceberam que a ferramenta mais poderosa que possuíam era mostrar a verdadeira face dessas crianças e acreditavam que ver essas imagens despertaria os cidadãos para exigir mudanças.
Quando o fotógrafo investigativo Lewis Hine encontrou uma das crianças, Sadie Pfeifer, ele sabia que tinha uma chance que poderia mudaria a visão das pessoas sobre o assunto.
Esta fotografia, juntamente com outras, foi uma parte crucial da campanha que levou a uma mudança na legislação no país e o resultado foi um corte de 50% no número de crianças em trabalho infantil num período de 10 anos.
8. Paul Strand
Blind Beggar | 1916
A imagem inovadora de Paul Strand de uma mulher cega foi um retrato que na época diferenciou-se das fotografias em poses mais formais e comuns do período.
O fotógrafo não apenas capturou um momento no tempo em que um país mudava rapidamente devido ao aumento da imigração, mas ajudou também marcou a Fotografia ao abrir caminho para um novo estilo — a fotografia de rua.
9. Alberto Korda
Che Guevara, Guerillero Heroico | 1960
Por mais polêmico que Che tenha sido, quer você o considere herói ou vilão, eis um retrato que como poucos, resistiu ao teste do tempo.
Ao fotografar o então jovem associado de Fidel Castro, mal sabia o fotógrafo Alberto Korda que essa foto se tornaria uma imagem tão icônica e talvez a fotografia mais reproduzida da história. Sete anos depois de sua morte, seu retrato de Che Guevara se tornaria o ícone da revolução cubana para o mundo.
10. Kevin Carter
Starving Child and Vulture | 1993
Famosa tanto por seu impacto social como pelas questões éticas que levantou, esta é outra imagem vencedora de um Prêmio Pulitzer.
Em 1993, o fotojornalista sul-africano Kevin Carter viajou ao Sudão para fotografar a fome. Sua imagem de uma criança desmaiada, com um abutre perseguindo-a não só causou indignação pública como também gerou muitas críticas dirigidas ao fotógrafo por registrar a cena ao invés de ajudá-la. Os contínuos ataques que vieram depois continuaram a assombrar Carter até que o mesmo suicidou-se em 1994.
Importante ressaltar que fontes presentes indicaram que a mãe estava aparentemente bem ao lado da cena e a criança nunca correu o risco de ser atacada pelo pássaro.
Observe que a foto foi tirada com uma lente telefoto — mais longa — o que faz a cena parecer mais comprimida e fazendo o pássaro parecer mais próximo da criança do que a realidade.
Se você quiser saber mais sobre essa imagem e mais fotos tiradas por fotojornalistas na África do Sul durante a queda do Apartheid, dê uma olhada no The Bang Bang Club. O livro formou uma geração de fotógrafos mundo afora e há poucos anos foi lançado um filme sob o mesmo título.
Comentarios